sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DESABAFO DE UM BRASILEIRO

Definitivamente, vivemos em um país em que a expressão "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI". Isto é um fato muito claro. V. não concorda? Então, por que juízes, deputados, governadores, presidente, vereadores, gays, lésbicas, negros, índios, quilombolas, além de certas classes de trabalhadores como funcionários públicos, por exemplo, têm legislações específicas? Até mulheres (lei Maria da Penha), poderiam ser encaixadas nestas exceções.

O resto - supostamente uma boa parte dos brasileiros - é os que são "iguais perante a lei". O resto, não. Esta boa parte trabalha (ou não), paga impostos (ou não), paga seus compromissos (ou não), declara imposto de renda (ou não), é honesta (ou não), tudo conforme ou contra as leis que são regidas pela Constituição Brasileira. Exemplo? Eu.

As sanções que vou sofrer por não arcar com minhas obrigações vão ser diferentes das que as classes ou categorias listadas acima. Idem com relação aos direitos e deveres que "eu" possuo, também diferentes dos outros.

É irritante ter de pagar impostos altíssimos e ter de correr para pagar obrigações que todos deveriam ter de cumprir, mqs que, devido às leis de diferenciação, não cumprem. Basta ver os casos de ocupantes de cargos públicos que desviam dinheiro para todos os lados e não sofrem nada, no fim das contas.

Olhem o caso dos zumbis da cracolândia paulistana, que vagam por diversas ruas dos Campos Elíseos, em boa parte enchendo o saco de quem tenta passar por ali de carro ou a pé e nada sofrem por isso. Será que se eu interromper o tráfego em alguma rua junto com um bando de amigos não serei penalizado por isso? Não receberei jatos de água ou não serei levado à delegacia? Certamente, serei - já os "zumbis", não.

Que sejam recolhidos ou sofram as mesmas sanções que eu sofreria. Que os políticos ladrões sofram as mesmas sanções que eu sofreria se fizesse o que muitos deles têm feito. Que juízes e deputados paguem os mesmos impostos que eu pago, tenham os mesmos castigos se forem pegos roubando, recebam a mesma aposentadoria que eu receberei daqui a pouco tempo. Que gays que sejam espancados na avenida Paulista ou em qualquer outro lugar processem seus agressores baseados no fato de que ninguém pode espancar outra pessoa inpunemente e não pelo fato de terem uma escolha sexual diferente. Ou seja, se eu apanhar na rua, as sanções vão ser diferentes das do gay que também for agredido na rua. Por que?

Realmente, já estou cansado. E a idade de sessenta anos não ajuda. É duro ler jornais pela manhã e ver que nada muda. Chega de hipocrisia. Que você passe a ter o direito de falar mal dos outros (ou de falar bem, claro), sem ser processado por que o outro é de raça diferente, credo diferente, tenha opção sexual diferente.

Ninguém tem o direito de prejudicar uma pessoa deliberadamente. Nem eu, claro. Ou seja, o sujeito pode até ser racista (e como tem racista por aí), mas, desde que não prejudique o sujeito por que ele tem outra raça, qual é o problema de afirmar que é racista? Ou que não gosta de gays e lésbicas? Chega de hipocrisia, pô, porque a humanidade inteira está sendo prejudicada por isto. E que se cumpra o que está escrito na Constituição, de que todos são iguais perante a lei, porque, por enquanto, isto não está sendo verdade. A lei não é para todos. É para uma minoria no qual estou incluído. Aliás, só para constar: não, não sou racista.

Um comentário:

  1. perfeitamente observado o brasil tem tomado rumos muito obscuros nos ultimos anos a desmoralizaçao estao fazendo a sociedade achar normal certas atividades e comportamentos como se fosse completamete aceitavel.

    ResponderExcluir