quinta-feira, 5 de abril de 2012

PINHEIROS - ONTEM E HOJE (OU: COMO SE INVADE UM PÂNTANO)

Sara Brasil - 1930

Duas cenas do mesmo local em São Paulo: na divisa dos bairros de Pinheiros (ao norte) e de Jardim Paulistano (ao sul), como o local mudou em 80 anos. O mapa de cima é de 1930. O de baixo, de 2012.
Google Maps - 2012

Repare que o "emissário de esgotos" tornou-se a "rua do Emissário" - é a rua em diagonal que está sem nome no mapa de 2012 e que continua do outro lado da Eusébio Matoso com o nome de Jorge Rizzo. Repare nas outras modificações...

Um comentário:

  1. Adorei seu blog! Tenho certeza que meu pai tambem ira quando mostrar a ele. Eu nasci em Pinheiros em 1977 e minhas memorias de infancia viraram escombro com todas as modificacoes no bairro, como o alargamento da Faria Lima, e mais recentemente pela insana especulacao imobiliaria e metro no finado Largo da Batata. Meu pai me conta historias dos anos 40 e 50 quando ele nadava no rio Pinheiros e morava numa casa (onde nasci), que na epoca era um sitio com vacas, e vendiam leite no bairro. Apos os anos 60 a prefeitura proibiu animais de fazenda na cidade.

    ResponderExcluir