sábado, 13 de abril de 2013

A MEMÓRIA NAS GAVETAS

Estação de Cezario Alvim, RJ, 1975

Hoje recebi dois e-mails de duas pessoas que jamais haviam me contatado antes.

Um foi enviado por um senhor de nome Rui Rondan, cujo pai havia trabalhado na Sorocabana e sido chefe de estação em diversas delas: Botuxim - onde Rui nasceu - Caucaia do Alto, Mãe Maria, Acaraú, Moreiras, Betel, Artur Nogueira, Cosmópolis e finalmente Campinas, no Posto Km 177, onde seu pai se aposentou. Ele também trabalhara em Martinópolis, Regente Feijó, Monte Serrat, Itaici, tudo isso antes de Rui ter nascido.
A família Rondan em Moreiras, em 1952. A estação fecharia para passageiros em 1976.

Uma vida passada em estações da linha Mairinque-Campinas, Mairinque-Santos, Funilense, fora as que não esteve, pois seu pai havia trabalhado nelas antes de ele nascer. Pelo menos parte da linha de uma dessas linhas, o trecho Itaici-Campinas, fora construído por meu bisavô em 1913. Portanto, mas um relato que me faz lembrar do velho Guilherme, o "engenheiro alemão".
Cosmopolis, 1961. O pai de Rui, de boné, aparece nela. A estação, já meio maltratada, não funcionava mais e os trilhos estavam sendo retirados.

Rui mandou fotografias maravilhosas, tiradas por seu pai e que são mostradas aqui neste texto. Mostram as estações de Cosmópolis, na Funilense, e a de Moreiras, na linha Mairinque-Campinas.

Pouco depois, um brasileiro de Itaboraí, RJ, mandou-me uma foto que eu não tinha: da estação de Cezario Alvim, na antiga linha do Litoral da Leopoldina, estação que desabou por tanto abandono há pouco mais de dez anos atrás. A foto é de 1975 e foi tirada por ele, mostrando duas moças simpáticas e sorridentes junto à estação e à linha.
As ruínas da estação de Cezario Alvim, em foto de 2007 tomada por Marcelo Cardozo e que está em meu site. Notar a mata em volta.

Reparem que a mesma mata por onde passa a linha no pátio da estação de Cezario Alvim ainda existe hoje, quase 40 anos depois da foto de 1975. Ele, Fernando Marques, me a mandou depois de achá-la por acaso quando escaneava, no Canadá, onde mora hoje, alguns velhos slides que possuía. Como ele já conhecia meu site e sabia que a página dessa estação não tinha uma foto, ele se lembrou de enviá-la.

Agradeço muito aos dois novos amigos que tiraram velhas fotografias de suas gavetas fotos estas que logo vão aparecer também nas páginas de meu site www.estacoesferroviarias.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário