sábado, 8 de junho de 2013

ARAPOTI, PR


A estação que aparece na foto é a de Arapoti, no Paraná, região de Jaguariaíva, ramal do Paranapanema. Este ramal foi construído entre 1915 e 1937 para escoar a produção do Norte do Paraná para o porto paranaense de Paranaguá e não para o porto paulista de Santos. Até então, tudo seguia para Santos, pela Sorocabana, via Ourinhos e outras cidades paulista próximas, por outros meios.

Apesar de demorar 22 anos para estabelecer a ligação com Ourinhos, em São Paulo, ele em parte cumpriu sua função.

Apenas em 1975, no entanto, com a construção de outro ramal, que ligava (e ainda liga) Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, a Ponta Grossa e daí a Paranaguá, as cargas da região realmente começaram a seguir em maior quantidade para o porto.

Arapoti foi uma das primeiras estações prontas no ramal. Desde 1915 já estava pronta, ligada a Jaguariaíva.

Em 1979, este ramal foi fechado para passageiros e em 2001 para cargas, desta vez pela ALL. Porém, o ramal é mantido em razoáveis condições por esta, embora somente seja usado atualmente por raros carros de linha. A estação, porém, estava em mãos da Prefeitura. Quando a visitei, em 2006, era a sede da Secretaria da Cultura do município de Arapoti.

Hoje, a estação está fechada, a secretaria mudou-se e o prédio de madeira já dá os primeiros sinais de abandono. Quanto aos carros de aço que pertenceram à RFFSA, estão ali pelo menos desde o final dos anos 1990.

São carros que poderiam ser aproveitados para transporte de trens turísticos (embora todo mundo saiba que somente aprovo trens turísticos sem intervenção de prefeituras). É por isto mesmo que acho que eles não deveriam estar aí, "dissolvendo-se" nas intempéries. Deveriam estar na garda de qum realmente sabe cuidar deles, como a ABPF, por exemplo.

Não duvido que esta entidade já tenha tentado ficar com a posse deles, mas tenha sido impedida pela burocracia ou pela ganância de outros interessados da região, que teimam em ficar com eles sem ter, no entanto, o ônus da sua manutenção em bom estado.

Ou seja, em preservação ferroviária, continuamos na mesma situação das últimas décadas. Fotos de Daniel Gentili em 5/6/2013.

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