quarta-feira, 14 de agosto de 2013

UMA VIAGEM AO TATUAPÉ

Praça Silvio Romero (Google Maps). A rua da direita é a Coelho Lisboa. A decima, a Padre Adelino. A da esquerda, Tuiuti. A de baixo, Serra de Bragança.

Precisei fazer um exame de laboratório. Fui procurar onde o fariam mais rápido e somente um dos laboratórios que consultei, o Digimagem, podia fazê-lo no mesmo dia. Isto aconteceu na semana passada. O problema é que o Digimagem que tinha esse exame estava no Tatuapé.

Certo, Tatuapé está em São Paulo. Meu escritório é em São Paulo. Mas há que se atravessar a cidade para se chegar lá, no meu caso. Na semana passada, peguei o metrô e fui (estação Faria Lima - Sé - Tatuapé). Hoje ficava pronto, e eu não estava a fim de ir de metrô. Para variar, resolvi ir de carro. Até dei sorte, não peguei muito trânsito. Em São Paulo, isto é uma raridade. E serviu para rever velhos caminhos há muito não percorridos.

Quantas vezes eu fui ao Tatuapé em minha vida? Realmente, não muitas. Eu conhecia pouca gente lá. A última vez em que fui de carro, pelo menos, já fazia alguns anos.

Peguei o trajeto, saindo do meu escritório: Faria Lima - Gabriel Monteiro da Silva (a Rebouças estava entupida ali na esquina da Faria Lima) - Rebouças - rua da Consolação - túnel da Praça Roosevelt - elevado Leste-Oeste - avenida Rangel Pestana (achei que a Radial poderia estar muito cheia) - Celso Garcia - avenida Azevedo (esta é a que cruza as linhas da CPTM e do metrô por um viaduto, havia anos e anos que eu não cruzava de carro por ali) - rua Tijuco Preto - rua Coelho Lisboa - Praça Silvio Romero - rua Tuiuti - rua Cantagalo (tive de dar a volta pela rua de cima, pois a Cantagalo era contramão).

Alguns comentários: a Rangel Pestana e a Celso Garcia continuam decadentes. Aliás, desde que eu conheci essas ruas nos anos 1970 elas já eram decadentes. Com poucas exceções - o antigo prédio da Febem, muito bonito, restaurado e com um parque muito bonito em volta - e alguns sobrados em bom ou mau estado com arabescos ao longo das duas avenidas.

A Praça Silvio Romero tem tudo para estar sempre congestionada, principalmente porque a rua Coelho Lisboa muda de mão de direção exatamente na praça, obrigando os veículos a entrarem na Padre Adelino (que é um dos lados da praça) ou a retornarem para a Tuiuti (outro dos lados).

Outra coisa: morar na Zona Leste de São Paulo é bem mais barato. Incrível, o custo de vida lá é mais barato que na "rica" Zona Oeste. Não foi difícil descobrir, tendo de usar estacionamento, comer alguma coisa na lojinha de doces e salgados.

Peguei o exame. Fiz o caminho de volta. Rua Coelho Lisboa - Praça Silvio Romero - rua Padre Adelino e seu (não tão novo) viaduto sobre a avenida Farah Maluf, estaiado, claro, como é moda se fazer hoje, embora mais caros. Segui pela Padre Adelino acompanhando o Cemitério da Quarta Parada até a Tobias Barreto, aí fiz aquela curva que afasta a rua do cemitério, até a avenida Alvaro Ramos (era esta a rua da Quarta Parada, desaparecida há anos e anos) e aí entrei na Alcantara Machado - que é a Radial Leste, sentido centro.

Não havia trânsito. Milagre. Segui por ela até o elevado Leste-Oeste e entrei no acesso para a "Ferradura" sobre a 23 de Maio. Esta estava paradinha, paradinha, no sentido bairro. Então, subi pela rua Jandaia (aquela sobre os arcos) até a Brigadeiro Luiz Antonio. Segui por ela até a rua dos Ingleses. Entrei na rua dos Belgas e aí na Joaquim Eugênio de Lima. Parei para pôr gasolina.

Segui então de novo pela mesma rua até a rua Estados Unidos. Tomei esta e entrei na Maestro Chiafarelli. Cruzei a Brasil e entrei na rua Conselheiro Torres Homem e Espéria, uma continuação da outra. Cruzei a 9 de Julho. Segui pela rua Martinica, aí entrei na rua Cuba, cruzei a Groenlândia, segui pela rua França, entrei na rua Alemanha, cruzei a avenida Europa, depois peguei a rua Áustria (uso este mesmo caminho dentro do Jardim Europa há quarenta anos), depois rua Grécia, entrei na Faria Lima, fiz o contorno pelo canterio central e entrei na rua Iraci, depois Ibiapinópolis e cheguei à Rebouças, aquela parte estreita e arborizada e estacionei o carro. Ali dá para parar, pois tem zona azul.

São Paulo ainda anda, incrível, em plena quarta-feira chuviscante e fria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário