quinta-feira, 13 de março de 2014

A BAHIA EM CINCO ANOS DE BLOG

Fachada da estação de Calçada em 2005, de onde partem os trens metropolitanos para Paripe, os únicos trens de passageiros da Bahia desde 1989. Foto de minha autoria.
Hoje, dia treze de março do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Christo, este blog completa cinco anos de atividade.

Como já mencionei anteriormente, a intenção era publicar um artigo por dia. No primeiro ano, cheguei perto disso - mesmo tendo passado um mês no hospital. Depois, ficou cada vez mais difícil. Hoje, posto em média apenas 3 a 4 artigos por semana. Cheguei a ficar 4-5 dias seguidos sem postar.

O tempo está mais escasso, devido a problemas pessoais e às vezes devido ao excesso de trabalho. Às vezes, por estar deprimido ou sem inspiração. Tenho sessenta e dois anos, mas ainda espero que os problemas que tenho tido nos últimos anos sejam resolvidos e eu volte a ter uma vida mais tranquila e com menos preocupações.

Os posts sobre trens às vezes acho que são cansativos. Há épocas em que falo muito de São Paulo e eventualmente de outras cidades. Gosto da história, principalmente das cidades que conheço. Já com ferrovias brasileiras, que, embora 99% delas apareçam em meu site sobre estações ferroviárias, gosto de todas, embora não conheça todas elas. Jamais estive na região Norte do país, por exemplo. E estive pouco no nordeste. Nunca visitei a região Centro-Oeste, também. Mesmo assim, tenho grande alegria quando recebo informações e fotografias de todo o Brasil e até do mundo, para aproveitar no site. Não consigo, é evidente, usar tudo.

De vez em quando vejo uns e-mails pendentes que escrevi ou que recebi há anos e ficaram perdidos no meio de tantas outras informações. Uma das que mais acho curiosa é uma que meu filho Alexandre me mandou - é de 2005, eu o havia copiado e ele me o retornou há meses atrás. Vou transcrevê-lo abaixo, e mostra a minha surpresa, na época, por haver estado dez dias em Salvador e ler os jornais da cidade, descobrindo que a Bahia parece ser só Salvador para os baianos. O interior não existe. Vejam:

"Estou de volta de uma semana em Salvador, aliãs, 9 dias, dos quais trabalhei atendendo um casal de espanhóis e em duas manhãs me dediquei a visitar o interior mais próximo do Estado da Bahia e fotografar, claro, o que restou das estações ferroviãrias da antiga Leste Brasileiro, hoje concessionada à FCA.

Não deu para andar no trem de suburbios da CBTU, Salvador-Paripe, infelizmente, pois o percurso é muito bonito, costeando o mar na parte leste da Baía de Todos os Santos e passando por locais que hoje são pobres, mas que até 30-40 anos atrás eram áreas de casas de veraneio do pessoal mais abastado da região.

Deu para sentir, também, que, para o povo de Salvador, o Estado da Bahia tem mais ou menos os seguintes limites: do Pelourinho a Itapoã, dali para as praias do norte, e depois, alguns enclaves das praias do litoral sul. O resto, Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista e outras cidades maiores e menores, parece não existir. Também não parece existir nada ao norte do Mercado Modelo, na Cidade Baixa. Como a estação da Calçada, de onde partem os trens de subúrbio, fica cerca de 2 km para o norte, ninguém se importa com ela.

Mas eu fui lá conferir, e fotografar a fachada frontal e lateral. Não deu para entrar infelizmente, pois somente consegui alguma folga para isso no fim de semana e, meio vazio, o lugar fica barra pesada. E também seria provável que o pessoal da CBTU, que opera o trem, não deixasse fotografar lá dentro. Então, fiquem com as fotos da fachada mesmo. Quanto ao interior, onde me meti fotografando, só mesmo indo para ver, pois, nos jornais, não aparece é nada.

Uma das exceções foi uma reportagem sobre o aeroporto da cidade de Barreiras, que fica não muito longe da divisa da Bahia com Goiás, que depois eu mando para o Wanderley, que vai achar interessante. Na Bahia não aparece nada sobre o interioir, mas no Estadão de hoje, saiu uma reportagem sobre cultura de café no município baiano de Luiz Eduardo Magalhães, que aliás é perto de Barreiras. Abraços Ralph
"

Fica a lembrança para os baianos. Hoje, nove anos mais tarde, tenho bastante informação sobre as ferrovias baianas, mas a maioria chegou depois disso. As fotos que publico aqui são de Calçada, mas "cacei" nessa época o interior do Estado, chegando a oeste até São Felix e a nordeste até Alagoinhas.

3 comentários:

  1. Caro Ralph: parabéns pelo Blog. Eu o acompanho desde sua criação. O mesmo, juntamente com o seu site de estações ferroviárias, estão marcados como "favoritos" nas barras de menu dos navegadores dos computadores do trabalho e de casa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ralph! Eu também acompanho desde que conheci o blog e o site sobre ferrovias. Segue reportagem do G1 sobre a Transnordestina abraços.

    http://g1.globo.com/ceara/noticia/2014/03/trecho-cearense-de-ferrovia-de-r-75-bilhoes-tem-so-4-de-obra-concluida.html

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Ralph, pela data e pela sua dedicação incansável em escrever sobre nossa amada Ferrovia. Desejo muito sucesso e inspiração em seus trabalhos.

    ResponderExcluir