terça-feira, 14 de outubro de 2014

A TURMA DO BUND´S II: O CAPITÃO AMÉRICA

Numa postagem de 2011, contei a história da turma do Bund´s, um de meus personagens de minha infância nas histórias em quadrinhos que eu desenhava.

Então, mais de três anos depois disso, encontrei todas as minhas publicações dos anos de 1960 a 1970 que sobreviveram nos meus bagulhos. Elas foram escritas e desenhadas por este "gênio" entre seus (meus) oito e dezoito anos.
Capa de O Picapau número 52 (1967)
.

Em 1967, resolvi desenhar uma sátira do Capitão América, aquele, da Marvel. Na edição número 52 da revista O Picapau (a turma do Bund´s saía nesta publicação, sempre com a tiragem limitada a uma edição apenas), a capa mostrava o Capitão América lutando contra o Super-Sujeira, seu inimigo mortal.

No final da revista, ele derrota o vilão e, na última página, faço uma reportagem histórica sobre os outros Capitães - coisa que nem o Stan Lee, criador do original, fez - mostrando os Capitães dos outros continentes: o Capitão Europa, que era um francês; o Capitão Asia, que era um chinês comunista e gostava do Mato-Tse-Tung; o Capitão África, que era de uma das tribos negras do continente (não consegui identificar qual); o Capitão Oceania, que era do Hawai (o Hawai é da Oceania ou da América?) e o Capitão Antartica, que era um pinguim.
Pedaço da página final da aventura e as incríveis fotos então inéditas dos outros Capitães pelo mundo
.

A capa e a página com as versões mundiais do Capitão estão publicadas nesta página. Uma raridade!

E houve também outras revistas posteriores que publicaram histórias do Homem de Lata, do Arqueiro Roxo, do Hurko e do Nomar, o Principe Submarino (ilustre personagem da Marvel que já desapareceu, mas, na versão deles, era Namor e não Nomar. Achei Nomar mais apropriado para o herói).

Um comentário:

  1. Ri muito de seus desenhos e não pude deixar de relembrar de meus rabiscos de infância, só que eu não desenhava super-heróis e sim plágios do "Minduim" que acreditava terem mais a ver com minha personalidade quando garoto (era tido por feio e por isso era um tanto pessimista). Quantas saudades de minha infância...

    ResponderExcluir